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Tecnologias de Informação e Comunicação. Incidência do Seu Uso no Desenvolvimento Local
Coleção Ciência e Desenvolvimento
Género Obra Científica
Ano 2005
ISBN 978-9-72-857598-4
Idioma Português
Formato brochura | 564 páginas | 16 x 23 cm
PVP - 25,44 €
25,44 €
20,35 €
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Descrição

(...) O trabalho da Doutora Maria do Céu Lopes reflecte uma interessante e fértil combinação de motivações e atitudes que tipificam as formas mais tradicionais e mais recentes de encarar o doutoramento. Tendo desenvolvido a sua carreira académica na área da matemática e das ciências computacionais, a par de uma empenhada participação cívica como autarca e dinamizadora de importantes projectos de desenvolvimento regional, optou por trocar as disciplinas em que era especialista por áreas de investigação associadas à sua experiência cívica e política. Esta escolha obrigou-a a analisar teoricamente problemáticas a que apenas tinha acedido pela via empírica. Obrigada a aprofundar e aplicar conhecimentos bem distantes das áreas disciplinares da sua carreira académica, fê-lo tirando o máximo proveito da sua formação científica e da rede social que a sua intervenção cívica lhe permitiu construir. O rigor com que desenhou o trabalho empírico reflecte a sua formação matemática; a forma como conseguiu que centenas de empresas lhe fornecessem informação dificilmente acessível reflecte a sua profunda ligação à região de Dão-Lafões.
O resultado é um trabalho que tem interesse prático imediato, ao mesmo tempo que acrescenta conhecimento nos domínios teórico e metodológico. O resultado é um trabalho que descreve detalhadamente a estrutura empresarial da região de Dão-Lafões e a sua capacidade de utilização das tecnologias da informação e comunicação, ao mesmo tempo que avança com métodos de análise empírica e propõe abordagens teóricas generalizáveis para contextos bem diferentes. O resultado é este livro, que é uma ferramenta indispensável para quem queira desenhar políticas de desenvolvimento económico para a região, sendo também um excelente guia metodológico que propõe formas inovadoras de analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no desempenho das empresas.

Eduardo Anselmo de Castro
Professor da Universidade de Aveiro

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