­
telefone
925 329 811 | 239 087 720
Carrinho vazio
Informações Paroquiais e História Local. A Diocese de Coimbra (Século XVIII)
Fora de Coleção - História
Género História
Ano 2012
ISBN 978-989-703-056-7
Idioma Português
Formato brochura | 284 páginas | 16 x 23 cm
19,61 €
15,69 €
desconto-20-por-cento.jpg
Descrição

Numa mais completa explicitação do título desta obra pode ler-se: Informações Paroquiais e História Local. Percursos da História Local Portuguesa. Informações Paroquiais Setecentistas da Diocese de Coimbra: Roteiro para os Investigadores de História Regional e Local. **** Nos anos setenta da anterior centúria, esteve em agenda política a questão administrativa da “regionalização” em cotejo com um possível “regionalismo”. Então, o Centro de História da Sociedade e da Cultura, como unidade de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sediada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concebeu e começou a concretizar um projecto científico para detectar, à escala da “Região Centro”, identidades locais (umas mais de pendor histórico ou passadista, outras mais presentistas ou actuais, outras ainda mais projectivas ou futuristas), que ajudassem a perceber que o “regionalismo” não era detectável nem no Portugal Continental, nem no Insular. Em última instância, estes estudos de História Local, típica ou atipicamente, concorreriam para suportar, criteriosamente e com suficiente sustentabilidade, projectos de crescimento e desenvolvimento na referida unidade administrativa. O projecto História da Região Centro de Portugal tem-se vindo, pois, a materializar em três domínios ou vertentes, a saber: num levantamento (divulgado e disponível) de Fontes e Estudos (de preferência associados); na realização e correspondente publicação de “Estudos parcelares” (ou monográficos); na elaboração de Sínteses (apoiadas nos estudos anteriores) que concorrem para a definição de identidades colectivas. Este projecto foi temporalmente amplo e objectivamente complexo, pelo que convém conhecê-lo melhor. É, em grande parte, o sentido do estudo que, ora, Margarida Sobral Neto e Mário Rui Simões Rodrigues publicam, com o expresso agrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura. João Marinho dos Santos (Coordenador Científico do C.H.S.C.)

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados