­
logotipo palimage
vazio
A PIDE – Casos e Processos
Coleção Raiz do Tempo
Género História
Ano/Mês 2021/12
ISBN 978-989-703-272-1
Idioma Português
Formato brochura | 146 páginas | 16 x 23 cm
15,00 €
Descrição

A História é feita de pequenas histórias ou, de outro modo, a História pode resolver-se num conjunto de histórias que só têm interesse desde que se tenha uma visão aprofundada e rigorosa dos temas que se abordam. Hoje tudo o que é fácil de ler, de ouvir ou de ver é que parece atrair o interesse, pois não se quer "perder tempo" a pensar. Pensar leva tempo e este acto dá trabalho e custa dinheiro, supremo bem para alguns.

Ao falar assim, quero apenas expressar, numa síntese, o que é este livro e o seu autor. Não se trata de um conjunto de estórias sem significado, apenas para "passar o tempo". São histórias com sentido, que nos dão a conhecer uma das realidades mais duras do Estado Novo, a acção da sua polícia política. (...). São histórias contadas por quem investigou duramente, mas com amor, ao longo de muitos anos e que é autor de obras que só a falta de atenção dos leitores da História, e da Vida, fará passar à margem. Pertencem a um autor que, apesar da sua "falta de tempo", se embrenhou no Arquivo da PIDE da Torre do Tombo e estudou a vigilância exercida por agentes e informadores. Assim, escreveu textos importantes sobre as lutas, sempre observadas policialmente, de Fernando Namora, nascido em Condeixa, que é também a terra-natal do autor, ou sobre o informador Inácio, que percorreu o espaço e o tempo a delatar aqueles que lutavam, ou julgavam lutar, pela Liberdade e pela Igualdade.

Do prefácio
de Luís Reis Torgal
Telefones: 239 087 720 e 925 329 811
 
Aceitamos pagamentos por transferência bancária e através do sistema de pagamentos PayPal com cartão de crédito VISA, MasterCard, e American Express.
paypal cc
logotipo palimage
Os livros da Palimage também estão à venda nas seguintes plataformas online:
lojas livros
Siga-nos no facebook logo fb
­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade | Livro de Reclamações Eletrónico | Termos e Condições de Serviço
copyright 2016-2021 Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados