­
telefone
925 329 811
Carrinho vazio

logotipo palimage

Tocha - Uma História com Futuro
Coleção Raiz do Tempo
Género História Local e Regional
Ano 2013
ISBN 978-989-703-065-9
Idioma Português
Formato brochura | 256 páginas | 16 x 23 cm
15,00 €
12,00 €
desconto-20-por-cento.jpg
Descrição

A história local é “um problema de história geral colocado a testemunhos que proporcionam um campo de experiências restrito” – Marc Bloch. Este livro, que ousa estudar uma comunidade no seu devir, em tempo longo, abarcando múltiplas facetas das vivências humanas, pretende constituir-se como um modelo de análise suscetível de captar o local, na sua diferença e similitude com o global. Na escala micro da paróquia abordam-se problemáticas caracterizadoras da Época Moderna como o impacto da introdução do milho grosso no povoamento e na dinamização económica do nosso país; a problemática do regime senhorial na sua estruturação e influência decisiva numa economia agropecuária, complementada com a atividade da pesca e impulsionada por uma dinâmica comercial associada a feiras. Por sua vez, a possibilidade de estudar a evolução demográfica desde finais do século XVII até às últimas décadas do século XX permitiu apresentar dois padrões de comportamento populacional, o de Antigo Regime e o novo modelo que se afirma a partir do século XIX, marcado pela diminuição das mortalidades excessivas e pautado por sangrias emigratórias. Integrada num Isento eclesiástico e numa constelação de poderes senhoriais e municipais, a Tocha não sentiu o poder central até ao liberalismo; a partir desta data todos os acontecimentos relevantes da vida nacional aqui tiveram as suas consequências: a reorganização administrativa liberal; o “progresso” da regeneração; o fomento da instrução da 1.ª República; o impacto da política florestal do Estado Novo; a dinamização económica e social impulsionada pelo poder local que a Revolução do 25 de Abril devolveu às comunidades; as repercussões da política agrícola europeia. A Tocha não é, assim, apenas uma comunidade que se organizou em torno de um culto vindo de Espanha. É também um fragmento do tecido nacional cuja História se apresenta esperando-se que constitua matéria de repensamento do Presente no caminho da construção do Futuro.

­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2016-2019 Palimage | Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados