O Município de Coimbra da Restauração ao Pombalismo (3 vols.)
Género História
Ano 2005
ISBN 978-9-72-955123-9
Idioma Português
Formato brochura | 1160 páginas | 17 x 24 cm
PUBLICAÇÃO DO CHSC - CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA - ( http://www.uc.pt/chsc/ )
O trabalho apresentado (...) situa-se no cruzamento das Ciências Humanas e Sociais, cuja exacta topografia historiográfica deixo aos analistas do futuro presente. Com efeito, não se trata apenas de mais um meritório trabalho sobre a história do poder local, como ultimamente têm surgido e, felizmente, continuarão a aparecer, dado que cada geração se projecta no passado e o presente cada vez mais pretende ser local sem deixar de ser (e não ser) global.
Neste sentido, o trabalho do Doutor Sérgio Soares é indiferenciado, espelha a identidade, mas é, ao mesmo tempo, distinto. Com efeito, estamos perante um trabalho diferente que revela um Autor com uma capacidade de teorização não comum em obras de história com semelhante base documental. (...)
[Nesta obra] trata-se da sede e do termo do município coimbrão, a unidade cidade-campo, indissociada, como deve ser, vista através de todos os elementos identificados da governança urbana e rural, numa impressionante totalidade de 1759 membros que foram sujeitos ao cruzamento de fontes de diversificada natureza. Um ponto bem conseguido na demorada elaboração deste trabalho, deve assinalar-se, foi este cruzamento de fontes e as microbiografias que dele resultou, tendo o Autor conseguido travar um conhecimento personalizado com uma boa parte destes quase dois mil protagonistas da governança em sentido lato que lideraram ou executaram o poder concelhio de Coimbra da Restauração ao Pombalismo.