Carmelindo Rodrigues da Silva é natural de Minas Gerais, da Zona da Mata, Brasil. Foi metalúrgico, trabalhando em duas grandes siderúrgicas do Vale do Aço em Minas Gerais. Atualmente é professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA/RN/Brasil.
Após a sua experiência profissional na área das tecnologias, orientou a sua formação académica para a área da Educação. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, respetivamente em (2001) e (2005). Na tese de mestrado, defendida em 2001, versou o tema “Educação e cultura: portugueses e africanos no Brasil dos séculos XVI e XVII” e na de doutoramento, apresentada em 2005, retomou o binómio “Educação e Cultura”, elaborando “Um estudo da Sociedade Colonial - Bahia e Pernambuco, 1532-1654”.
Ao longo da sua vida académica tem dedicado particular atenção às áreas da Filosofia da Ciência e Metodologia Científica.
Publicou um livro intitulado Povoadores de Além-Mar: portugueses e africanos no século XVI e elaborou um caderno de estudos para um curso de especialização (UFERSA) em História da África, sobre “A escravidão na história da humanidade”.