Paulo Silva (12/12/1966) é natural de Condeixa‑a-Nova. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem vindo a estudar os processos de alguns escritores e de outras personalidades da região de Coimbra, ligadas à oposição ao Estado Novo, nos arquivos da PIDE/DGS. Publicou em 2009 o livro Fernando Namora por entre os dedos da PIDE –
A repressão e os escritores no Estado Novo. Em 2010 foi um dos co-autores da publicação Condeixa. Paisagem, memória e história, com o trabalho “«Estórias» da oposição em Condeixa no tempo de Salazar”. No ano de 2015 publicou o opúsculo Deniz Jacinto entre duas paixões:
o teatro e a liberdade, uma selecção de documentos sobre o processo da PIDE de Manuel Deniz Jacinto. Neste mesmo ano foi também editado um pequeno trabalho intitulado “Fernando Namora e a PIDE: anatomia de um processo”, integrado no livro Pois não te resta ainda o mundo?, Conferências Fernando Namora, coordenado por Paulo Archer de Carvalho, obra essa que é formada por um conjunto de cinco conferências sobre o escritor condeixense.