­
logotipo palimage
vazio
Mia Couto — o lume das sombras
Coleção Skiagraphia's
Género Literatura / Ensaio
Ano/Mês 2022/11
ISBN 9789897032837
Idioma Português
Formato brochura | 432 páginas | 16 x 23 cm
16,00 €
Descrição

Diz-nos Mia Couto, num dos seus textos de intervenção: «A pergunta poderia ser: qual é a responsabilidade do escritor para com a democracia e os direitos humanos? É toda. Porque o compromisso maior do escritor é com a verdade e com a liberdade. Para combater pela verdade o escritor usa uma inverdade: a literatura. Mas é uma mentira que não mente.», Couto, Mia. «Que África escreve o escritor africano?», Pensatempos - Textos de Opinião. Lisboa: Caminho, 2005, p. 59. Para depois acrescentar: «o escritor não é, apenas, aquele que escreve. É aquele que produz pensamento [...]. Mais do que isso, o escritor desafia os fundamentos do próprio pensamento.», p. 63.


Jacques Derrida tem, em «Cette étrange institution qu’on appelle la littérature», uma formulação que nos parece ajudar a situar melhor a posição do escritor, nesse seu duplo compromisso: «mesmo se elas o fazem de modo desigual e de forma diferente, a poesia e a literatura têm como traço comum o suspender da ingenuidade «tética» da leitura transcendente. Isso dá também conta da força filosófica dessas experiências [literárias e poéticas], uma força de provocação a pensar a fenomenalidade, o sentido do objeto, mesmo o ser como tal, uma força pelo menos potencial, uma dynamis filosófica.», Derrida, Jacques. «Cette étrange institution qu’on appelle la littérature» in Dutoit, Thomas; Romanski, Philippe (dir.), Derrida d’ici, Derrida de là. Paris: Galilée, 2009, p. 265.

Telefones: 239 087 720 e 925 329 811
(custo da chamada de acordo com o seu tarifário)
 
Aceitamos pagamentos por transferência bancária e através do sistema de pagamentos PayPal com cartão de crédito VISA, MasterCard, e American Express.
paypal cc
logotipo palimage
Os livros da Palimage também estão à venda nas seguintes plataformas online:
lojas livros
Siga-nos no facebook logo fb
­

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, com sítio em www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede em Av. Fernão Magalhães, Nº. 240, 1º, 3000-172 Coimbra
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade | Livro de Reclamações Eletrónico | Termos e Condições de Serviço
copyright 2016-2021 Terra Ocre, Lda. | Portugal | Todos os direitos reservados